Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Produtividade
Desenvolvimento pessoal,  Produtividade

Como aumentar sua produtividade.

Saiba como pequenos detalhes feitos na sua rotina te ajudam a organizar sua vida e seu trabalho, melhorando sua produtividade.

Se você tem um projeto para empreender já reparou que é preciso planejar pesquisar, estudar, estruturar e tudo isso leva muito tempo e pra dar conta de tudo você precisa de produtividade. Como tempo é dinheiro (e também qualidade de vida) você precisa saber direitinho o que fazer com esse bem precioso, seu tempo!

Resultados não vem da noite para o dia, demoram mesmo, mas se você, assim como eu tem pressa e quer alavancar seus resultados , será preciso tirar do caminho os ladrões de tempo e focar nos seus objetivos.

Então listei aqui algumas coisas simples que podem ajudar a organizar sua rotina e assim você se sente mais feliz e produtiva.

Livre se da carga mental

Produtividade também está associada a facilidade que sua mente tem de assimilar tarefas e organiza-las para que elas sejam feitas da melhor maneira possível e em menos tempo. Por isso nossa mente tem que estar funcionando bem, a todo vapor, para que você consiga fazer tudo a que se propõe. Então, não se sobrecarregue mentalmente!

As vezes nós temos tarefas tão simples e rápidas de fazer e ficamos procrastinando com aquilo na cabeça e aquilo vai ocupando um espaço na nossa mente, deixando a tarefa mais pesada do que realmente é. Se você não pode eliminar está tarefa imediatamente, anote no papel e livre-se do peso mental de fazê-la.

Seu dia começa na noite anterior

Anote tudo , faça uma lista de tarefas, das mãos simples até as mais complexas e depois vá enumerando em ordem de prioridades. Definida as prioridades: primeiro aquilo que tem prazo, tem horário, depois aquilo que você não pode deixar de fazer, depois as outras tarefas.

Acorde cedo

Mesmo que você não seja uma pessoa matinal, depois que você cria o hábito, vai ver que vale a pena.
Eu tento há algum tempo fazer parte do clube que acorda às 05:00AM sabe? Não vou mentir, não é sempre que consigo fazer meu milagre da manhã, mas quando consigo meu dia começa realmente diferente!

Acordar cedo significa também ter menos distrações, então deixe esse tempo para estudar, ler ou para ter o “seu momento” neste horário, as chances de alguém interromper são menores.

Elimine as distrações

Ok, essa parte é bem difícil, confesso também me perco por aqui, mas dá pra controlar.

O uso das redes sociais com certeza deve fazer parte do seu trabalho, mas isso não deve roubar sua produtividade!

Para as redes sociais, defina horários e a quantidade de tempo que você vai gastar para olhar as redes sociais, por que é necessário também, fazer pequenas pausas para arejar a cabeça. Coloque o alarme do celular para ajudar a controlar este tempo. No Instagram por exemplo tem esse aviso de quanto tempo você passou na ferramenta por dia. Use-a!

Se a distração são os outros em casa? Deixe bem claro para as pessoas que você estará trabalhando em tal horário e que não pode ser interrompida. As pessoas vão dar o valor e o respeito que você dá ao perceber que isso é sério pra você, então posicione-se!

Aproveite os pequenos intervalos

Isso realmente me ajuda muito!

Vai ter que encarar uma fila de banco? Leva um livro. Vai esperar um pouquinho no consultório? Leva a agenda pra organizar as tarefas do dia seguinte. Vai pegar ônibus? deixa pra responder os emails pelo celular e assim vai.

Tenha em mente algumas tarefas que possam ser feitas pelo celular ou em um curto espaço de tempo e utilize estes intervalos que aparecem pra isso

Separei alguns aplicativos que podem te trazer mais produtividade:

Mobills : para organização financeira; ele faz lançamento das despesas, controle do cartão de crédito, dá pra colocar um orçamento e ele vai te avisando o quanto pode gastar dentro desse orçamento. Tem também planejamentos de objetivos e na versão paga o controle de investimentos.
Google Calendar: melhor opção de agenda, vinculado ao gmail, dá pra colocar eventos, tarefas e você escolhe receber notificação pelo celular ou por e-mail.

Google Keep: ele pode ser seu caderno, seu bloco de notas, sua pasta arquivo, tudo! Dá pra guardar textos, fotos, imagens, links e arquivos de áudio. Fica integrado tambem ao gmail. Uma mão na roda, não vivo mais sem!

Google Drive: seu arquivo em nuvem, com acesso em qualquer lugar pela internet, integrado também com Gmail, Google Keep, Google Calendar e com acesso a Google docs (arquivo tipo Word ou Excel) e bastante espaço para seus arquivos.

Aliás as opções do Google são excelentes e o melhor: tudo de graça!

Organize-se financeiramente

Acho que este assunto de organização financeira merece um post a parte. Mas saiba que é importantíssimo ter as suas finanças pessoais em ordem e as finanças da sua empresa também é assim ó: bem separadinho!
Mas o que ajuda muito é manter controle sempre a mão, seja uma agenda, uma planilha ou um aplicativo no celular
Programe os pagamentos que vai surgindo semanalmente e coloque as contas mensais no débito automático.

Peça ajuda

Delegue as tarefas de casa, peça ajuda aos familiares de casa para colaborar, peça ajuda, se você não falar, pedir, as pessoas que não estão acostumadas não farão.

Se você puder, com o tempo , acho que vale a pena pagar uma diarista quinzenalmente , análise isso. Todo tempo que te livra pra você investir no seu projeto vale a pena e futuramente vai compensar o valor pago.

Cozinhe uma quantidade maior e divida porções para congelar. Deixe alimentos semi prontos, carnes temperadas, salada lavada na geladeira. Compre opções de comida congelada e deixe para emergências.

Bom, é isso, pequenas dicas que vão ajudar a organizar sua rotina e dar a você mais tempo para dedicar ao seu objetivo.

Você tem alguma outra dica de organização que ajuda a aumentar sua produtividade?
Conta pra mim!😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *