Fazer um plano de negócios no Canvas é o pontapé inicial na construção do seu sonho! O quadro do Canvas é uma excelente ferramenta visual que vai te ajudar a organizar as ideias a respeito do seu negócio, de uma forma fácil e clara! Vamos começar?

Você já pensou bastante, ja decidiu que vai empreender, que vai assumir as rédeas do seu destino e que vai passo a passo construir sua nova realidade, maaasss ainda assim não sabe direito por onde começar a escrever seu plano de negócios.

Normal! Montar um negócio do zero não é fácil mesmo, são muitos detalhes a se pensar. A decisão mais difícil você já tomou, agora é questão de planejamento e organização!

A esta altura também, você ja deve ter um escolhido um nicho para atuar e já deve ter pesquisado muito sobre ele. Com todas essas informações a mão, já dá pra comecar a esboçar seu plano de negócios.

Caso ainda esteja em dúvida, este post pode te ajudar: Como escolher seu segmento de mercado: 5 coisas que ninguém te conta!

E o Canvas é excelente pra isso! Ele será o “desenho” do seu negócio.

Nada substitui você elaborar um plano de negócios completo, uma análise mais profunda de como iniciar um negócio, mas o Canvas vai esclarecer muitos pontos que depois podem ser aprofundados.

E todo este estudo contribui para que você seja mais assertiva e para que seu negócio prospere já que há uma estimativa de que 1 a cada 4 empresas fecham antes de completar 2 anos!

Para elaborar um plano de negócios completo, eu aconselho que você faça este curso aqui: Iniciando um pequeno grande negócio. É um curso online do Sebrae e ele abriu minha visão em relação a iniciar um empreendimento, principalmente no aspecto financeiro!

E o melhor é GRATUITO!!! Pode fazer sem medo!

Aliás, foi depois de fazer este curso do Sebrae que eu me dei conta do quanto seria necessário investir para abrir um negócio físico. Cheguei a conclusão de que seria inviável sem um grande aporte e isso reforçou minha convicção de que ser Empreendedora digital é a melhor opção!

Se você quer saber mais sobre Empreendedorismo digital tem este post aqui: Porque você Mãe deve escolher o Empreendedorismo digital.

55

Mas até que você possa fazê-lo, comece pelo Canvas, vamos lá?!

O Canvas foi criado em 1956 pelo Americano John Smith que criou um conceito chamado bussines Model Canvas onde ele usa uma tela (canvas) um quadro para criar de forma visual um plano de negóciso ou um plano estratégico de melhorias para seu negócio.

É ágil, versátil, pode ser totalmente adaptado a sua necessidade.

Quadro Canvas para montar um plano de negócio.

O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico, bem visual. Basicamente um quadro onde você vai colocar as principais ideias, montar a estrutura do seu negócio.


O quadro de Canvas é dividido em 9 partes, que não podem faltar no seu plano de negócios. Vamos conhecer um a um e saber o que colocar em cada um deles.

55

Oferta de valor

Nesse quadro você vai colocar sua ideia central de negócio. O maior benefício que você irá entregar ao seu cliente. E isto não quer dizer necessariamente, que seja seu produto ou serviço. Mas é a forma que você estará entregando valor ao seu cliente, para que eles reconheçam seu valor e não seu preço.

Por exemplo: Se o meu negócio fosse uma loja de roupas Plus size, a minha proposta de valor seria:

Oferecer roupas de qualidade, modelos diferenciados, com muito estilo , um atendimento personalizado e amigável com um preço justo e acessível.

Vai muito além de simplesmente rotular : vender roupas em tamanhos maiores.

Percebe a diferença?

Você precisa pensar qual será seu diferencial perante o mercado competitivo que já existe. O que você pode agregar de valor a ação de vender roupas?

Porque é isso que as pessoas buscam: soluções diferenciadas para atender as suas necessidades.

55

Fonte de receita

Depois você tem que pensar em qual será a sua fonte de receita, quais serão as atividades dentro do seu negócio que vão ter gerar dinheiro. É colocar no papel de que forma entrará dinheiro. Parece meio óbvio, mas pode não ser, por isso preste atenção aqui ok. Vou explicar melhor.

No exemplo de uma loja virtual de roupas plus size, a receita virá da venda de roupas, maaaas, pode vir também da venda de calçados e acessórios direcionados para o público pluz size. Se o seu negócio pode ter uma ramificação de receitas, isso deve estar claro no seu plano de negócios.

Outro exemplo: no meu caso, como Empreendedora digital, meus ganhos vem de pelo menos 3 lugares: Serviços de Marketing digital ( como Consultoria e Gestão de mídias sociais) ; venda de infoprodutos, já que também trabalho como Afiliada e ganhos no Google Adsense através do meu blog.

55

Segmento de clientes

Aqui é sobre a definição do seu nicho de atuação, quem é o seu público? Para quem você vai vender?


Pense no seu produto e em tudo que ele representa para quem o compra. Quais são as dores ( necessidades) do seu público; quem pode ser um cliente em potencial?

Aqui cabe bem fazer um exercício de construção da Persona, que é o seu cliente ideal .

Faça uma pesquisa contendo informações demográficas: gênero, idade, localização, renda, etc e depois acrescente informações da personalidade dessa Persona, como seus interesses, suas preocupações e quais suas razões para a compra do seu produto.

55

Atividades Chaves

Descreva aqui as atividades que vão fazer parte da sua rotina. Todas as atividades que são pertinentes ao seu processo de venda: Da onde ele começa, pra onde ele vai, por onde deve passar; tudo que você precisa saber e fazer para manter rodando seu negócio.

Por exemplo: se você vai vender algo que produz; lembrancinhas de casamento; até que chegue a concretizar uma venda, você passará por várias fazes certo?

Resumindo um ciclo de venda: 1) Divulgação dos seus serviços; 2) prospecção de clientes; 3) recebimento de orçamento; 4) depois do orçamento aprovado, 5) tem a compra do material, 6) em seguida a confecção das lembrancinhas; 7) depois a entrega do produto final e por fim o 8) pós venda e recomendação para outros clientes.

Só aqui há 8 atividades a serem listadas , somente para a parte comercial, mas há outras áreas para estruturar como Marketing, Financeiro, Compras, etc..

Tudo isso é importante para não se perder nas atividades, encontrar quais seus maiores gargalos, o que te consome mais tempo e no futuro poder melhorar este processo ou até delegar algumas tarefas por exemplo.

55

Canais

Nesta parte do seu plano de negócios, você vai pensar como levar o seu produto até o seu cliente. Qual caminho que seu produto vai percorrer?

Aqui divido a estrutura do Canal em 3 partes:

  • Canais de divulgação: Quais as estratégias você vai usar para divulgar seu produto? Vai anunciar na Tv, no Rádio? Vai usar as Redes Sociais? Vai anunciar no Guia do Bairro? Ou vai começar pelo boca a boca mesmo?
  • Canais de Venda: Onde o seu produto será vendido? Somente através de uma plataforma online? Você vai vender através de um catálogo, por encomenda? Vai ter uma loja física, ou vai ser uma loja virtual?
  • Canais de entrega: Este ponto também é super importante pois, interfere diretamente nos seus custos e preço final para o cliente: a forma de entrega. Vai entregar somente pelo Correios? Fará parceria com Transportadoras? Será um delivery no seu bairro e bairros vizinhos? Seu produto é acessível através de um download por email ou precisa de suporte em alguma plataforma?

55

Estrutura de custos

Agora você começa a se preocupar com a parte mais administrativa e financeira do seu negócio. Coloque no papel todos os custos que de precisará para erguer seu negócio (aporte inicial) e depois anote todos os custos que precisará para manter seus negócio, serão as despesas fixas, aquelas que independente se você tiver lucro ou não, elas terão de ser pagas.

Neste caso, estão inclusos aluguel ou despesas com funcionários por exemplo.

E por fim, anote seus custos variáveis , as despesas que podem variar no mês, como valores para divulgação, para fazer suas entregas e comprar matéria prima ou embalagens de última hora. São os gastos operacionais, que vão variar de acordo com suas vendas.

Em um plano de negócios mais completo ( como aquele do curso do Sebrae que citei) há um destaque especial para o fluxo de caixa que é dinheiro que fica reservado justamente para pagar essas despesas operacionais durante vários meses, já pensando que talvez você não terá um lucro imediato.

Ter um dinheiro para fluxo de caixa é essencial, mas principalmente se você tem um negócio físico.

55

Recursos Chaves

Aqui você vai colocar tudo aquilo que é necessário para iniciar seu negócio, desde do concreto até o abstrato. Descreva se você vai precisar de um espaço e como deve ser este espaço.

Descreva se você vai precisar de um equipe e o que esta equipe precisa saber. Descreva aqui se você vai precisar adquirir algum tipo de conhecimento para iniciar e se é a partir deste conhecimento que você conseguirá vender.

Relacione os equipamentos que irá precisar para iniciar suas atividades.Se você precisará de um estoque inicial ou vai começar do zero.

É obvio que ter uma grana para complementar seus Recursos Chaves seria ótimo, mas conheço muitas mulheres que começaram a vender Bolo no pote por exemplo com os recursos que tinham em casa: farinha, leite , ovos, recheio, etc. Então, não tem muita desculpa, não, relacione o que você tem de recursos hoje e agora e comece!

55

Parceiros

Pensando que você é uma mãe empreendedora; que muito provavelmente vai levantar um negócio do zero, que o início pode ser sozinha ou com pouca ajuda, é preciso pensar em Parcerias.

Pensar em relações ganha-ganha que possam alavancar seu negócio. Sabe aquele “me ajuda que eu te judo?!”

Isso pode ser aquele Fornecedor que te ajuda com a entrega da matéria prima sem cobrar o frete ou aquela amiga que tem um serviço complementar ao seu e te indica para os clientes dela.

Aquele salão de beleza que abriu espaço para você fazer demonstração do seu produto ou aquela rede de mulheres empreendedoras que você se afiliou para que todas possam se ajudar de alguma forma.

Sem contas as parceiras da vida né; que seriam aquelas pessoas que podem te ajudar o seu dia-a-dia: uma mãe, uma sogra, uma vizinha ou uma amiga que pode ficar com as crianças enquanto você precise.

Ressalto que nessas parcerias, manter um bom relacionamento com todos é fundamental!!! Investir em Networking é essencial não somente para sua vida comercial , mas para sua vida como um todo.

Viu só? Não é pouca coisa não!!! Isso porque o Canvas ainda é um resumo do seu plano de negócios…muitos detalhes para pensar.

Mas tenha em mente que quanto mais detalhes você tiver estudado, mas próxima do sucesso estará e errará menos pelo caminho, tenho certeza! Isto traz segurança para iniciar e não desistir!

Para te ajudar ainda mais, eu elaborei um modelo de Canvas para você fazer download e começar hoje mesmo a rascunhar o seu negócio. Tem também uma lista de tarefas e um planner semanal para você se organizar na sua rotina empreendedora.

Download da ferramenta quadro de Canvas para elaborar um plano de negócio

Se tiver qualquer dúvida deixa aqui nos comentários para que eu possa te ajudar!

Faça bom proveito, espero que goste!

Beijos!


Tags: | | |

Sobre o Autor

Elaine Vasconcelos
Elaine Vasconcelos

Empreendedora digital, mãe da Helena. Eu ajudo outras mães a encontrarem formas de ganhar dinheiro trabalhando online!

4 Comentários

    • Olá Fabiana! Você deve começar a escrever pela sua ideia principal de produto ou serviço (no quadro está marcado como proposta de de valor), a partir daí você vai devolvendo as outras áreas! Se surgir mais dúvidas, só chamar! ?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas! Chama aqui!