Porque você Mãe deve escolher o Empreendedorismo digital

Porque você Mãe deve escolher o Empreendedorismo digital

Depois de muita pesquisa eu cheguei a conclusão que o futuro é mesmo digital. Empreendedorismo digital! Não dá pra ignorar o poder que a internet tem sobre nosso dia a dia e antes de se preocupar com isso, você deve aproveitar isso a seu favor!

Nossa vida tem sido transformada pela tecnologia, pela internet e isso tem impactado tudo a nossa volta, nossos sonhos, nossos planos, nossas relações, tudo!

O intuito do Blog é realmente ajudar mães que se veem divididas entre família e trabalho e o desejo de ter uma vida com mais propósito. Pra isso nós temos que buscar alternativas que se adaptem ao que nós precisamos, o que não é bem a realidade que encontramos por aí.

Ser mulher já não é fácil no mundo atual; conquistar um lugar digno da sua competência no mercado de trabalho formal é para poucas e aquelas que conseguem são aquelas mulheres que muitas vezes sacrificam sonhos, como adiar ou cancelar a maternidade.

O mercado de trabalho é sempre muito cruel com as mulheres, principalmente com as mães.

Quantos depoimentos eu escuto de entrevistas de trabalho, onde a mulher é sempre questionada do desejo de ter filhos, dos cuidados das crianças, da responsabilidade com o trabalho caso surja algum imprevisto com a família. A carga cai sempre sobre as mães, duvido que os pais sejam questionados sobre os mesmos assuntos. Sem contar o preconceito, o machismo e a desigualdade salarial.

Não paro por aí, pois ainda tem a pressão da família: se fica em casa te chamam de acomodada, se vai trabalhar fora está negligenciando os filhos, uma cobrança infinita nas nossas cabeças que nos fazem criar uma culpa que não precisaria existir.

Pois é mana, não é fácil!. A sociedade quer que as mães trabalhem como se não tivessem filhos e que sejam mães como se não trabalhassem fora. Mas não dá, essa conta não fecha.

Não dessa maneira. O que nos resta é mudar essa conta, construirmos nossa própria realidade. Minha vontade, e acredito que a de muitas mães, é esfregar na cara da sociedade que dá pra ficar com os dois e que eu não preciso e nem quero ter que escolher entre meu trabalho e minha filha!

Mas pra isso é preciso virar a chavinha sabe? Fazer coisas diferentes pra começar a ter resultados diferentes.

Eu acredito fortemente neste vasto mercado que é a Internet e acho que você pode começar por aqui. O investimento e o risco é quase zero, comparando com outros negócios. Até mesmo se você tem planos para negócios físicos, comece com um e-commerce!

Pra começar eu reuno aqui as 5 principais tendências de empreendedorismo digital que vão desde produtos a serviços:

1.Assistente Virtual

A primeira opção é trabalhar como Assistente Virtual, um trabalho que toda mãe tem vocação para fazer. É trabalhar home office oferecendo seus serviços como secretária para empresas e profissionais liberais. Podem ser serviços administrativos, financeiros, de controle de agenda, de emails, organização, prospeção de clientes e outras necessidades que o cliente possa ter. Se você já tinha este trabalho antes, considere que seu novo escritório é a sua casa e seu novo chefe é você mesma 😉.

Leia mais: Como trabalhar em casa sendo Assistente Virtual.

2. Afiliado de produtos digitais

A segunda opção seria trabalhar com Marketing digital, mais especificamente como Afiliado vendendo produtos digitais e produtos físicos. É como se você tivesse uma loja, você pode vender produtos digitais , físicos e ganha uma comissão por estas vendas. Pode até criar os seus próprios produtos e ter Afiliados que vendam os seus produtos. Claro que não é tão simples assim, mas resumindo é isso aí. Tem se mostrado um segmento bem lucrativo do Empreendedorismo digital, mas é preciso conhecimento, muito estudo e dedicação para trabalhar nesta área. Assim como o Marketing digital cresce exponencialmente, eu vejo a venda de produtos digitais crescer no mesmo sentido, pois cada dia que passa há novas necessidades, novas ferramentas que precisam ser estudadas e divulgadas.

3. Analista de Mídias Sociais

A terceira opção seria trabalhar com o gerenciamento de Mídias sociais, oferecendo serviços para pequenas empresas e profissionais liberais. Aqui você vai cuidar das redes sociais dos seus clientes, de forma que possa trazer mais resultados como aumento das vendas, engajamento da marca, relacionamento com os clientes, etc. Também é uma função que requer conhecimento, mas nada que um bom curso não possa te ajudar e hoje já existem bons cursos no mercado com essa função, de curta e média duração e pós graduação. Acredito que é uma área que ainda vá crescer muito e todos os tipos de negócios precisam de suporte nessa área.

Leia mais: Trabalhe em casa gerenciando mídias sociais

4. Mentoria

Quarta opção seria trabalhar com Consultoria, Mentoria ou Coaching de acordo com a sua especialização. Super indicado para as mães continuarem a trabalhar na sua área de atuação, afinal as vezes você investe anos de estudo em uma formação e se vê abandonando tudo pra ficar com os filhos. Não! Não precisa! Você só precisa fazer isso de uma forma diferente, independente. Por exemplo: uma farmacêutica pode prestar serviços de consultoria para produção de Cosméticos, sem ter que trabalhar CLT para uma Industria. Identifique aquilo que você faz de melhor e ofereça sua experiência para ajudar outras pessoas.

5. E-commerce

E a última opção seria trabalhar com negócios que tem um forte apelo pelo digital, que fazem muito uso das mídias sociais e através delas você pode crescer. Por exemplo o e-commerce . Dá pra começar qualquer tipo de comércio na internet com uma loja virtual e com um baixo investimento. Se você trabalha com artesanato por exemplo, pode abrir uma loja no Elo7 que é uma plataforma específica para artesãos. Comece pequeno, com um estoque baixo e vá aumentando aos poucos. Além de contar com uma plataforma para vender seus produtos, é essencial saber divulga-los nas redes sociais. Daí quem sabe você pode até contratar o serviço de uma mãe Analista de mídias sociais como eu informei aí em cima. Percebe?

Viu só como não dá mais pra fugir do empreendedorismo digital?
Não perca mais tempo, pega seu caderno amigo e começa a traçar seus planos ainda hoje.
Volto a repetir, você não precisa escolher, você pode ficar com os dois!
Espero que este post tenha te ajudado.

Super beijo,

Tags: | | | | |

Sobre o Autor

Elaine Vasconcelos
Elaine Vasconcelos

Empreendedora digital, mãe da Helena. Eu ajudo outras mães a encontrarem formas de ganhar dinheiro trabalhando online!

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas! Chama aqui!