Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Inspiração: Renata Roncalli, Criadora e Coach da Escola Mãe S.A.®

Inspiração: Renata Roncalli, Criadora e Coach da Escola Mãe S.A.®

A entrevista de hoje, traz também uma solução para o que você Mãe empreendedora pode estar passando! Conheça a história de empreendedorismo da Renata Roncalli e o programa Mãe S.A.®

Há algum tempo atrás tive a oportunidade de falar com a Renata, que muito prestativa, topou participar desta entrevista. E por algum motivo, (vários motivos) esta publicação demorou a sair. Mas, agora está aqui, pronta para ajudar muitas mães que precisam de um empurrão para iniciar seu negócio! Pronta para se tornar uma Mãe S.A.® ?

Preciso dizer que esta entrevista me tocou profundamente com o tanto de verdades que ela trouxe!!! Tenho CER-TE-ZA que vai te tocar também!

A Renata é , como ela mesma se definiu: mãe do David e do Ben, esposa do Rafael, filha da Lia e do Rogério e irmã do Fernando. E uma Mãe S.A.® , claro.

Psicóloga e Coach especialista em transição de carreira, é fundadora da Sociedade Brasileira de Empreendedorismo Materno.

Oferece serviços que ajudam quem está começando nesta jornada empreendedora e quem já está nela precisando de apoio.

Ela criou um método maravilhoso, exclusivo para Mães, totalmente pensado nas nossas necessidades, de mulheres que querem empreender.

Foi pensado nas dificuldades que encontramos e nas decisões que precisamos tomar em relação ao trabalho, filhos e satisfação pessoal.

Método testado e comprovado, o Programa Mãe S.A.® tem ajudado muitas mulheres a mais de 5 anos.

Além disso , a Renata também é fundadora da Sociedade Brasileira de Empreendedorismo Materno .

Confira mais detalhes do Programa Mãe S.A.® aqui.

Não deixe de assistir aos depoimentos de suas clientes, pois é realmente motivador!

Acompanhe a Renata Roncalli nas redes sociais, você vai ver que ela tem muito conteúdo legal a acrescentar:

Coach Renata Roncalli

Instagram: @renataroncallioficial

Facebook: https://www.facebook.com/renataroncalli/

Youtube: Canal Mãe S.A.®

Abaixo entrevista completa:

55

Qual o principal motivo de decidir se tornar uma Mãe S.A.® ?

Eu sempre quis ter meu negócio, porém era um sonho adormecido, já que eu era bem sucedida na minha carreira.

Apesar disso, não me sentia feliz. 

Quando meu primeiro filho nasceu esse sonho acordou e fez muito sentido pra mim. Eu não queria ficar distante dele 12 horas por dia por algo que nem me fazia feliz. 

Meu motivo, foi a soma do meu desejo de ser empreendedora com o desejo de ser a melhor mãe que eu pudesse.

Mãe empreendedora.
Definição de Mãe S.A.® 😉

 55555

Conte um pouco como foi o começo do seu negócio.

O começo foi bem fluido na verdade, mais fácil do que o meio. 
Foi muito natural pra mim começar os projetos como Coach de Carreira; era algo que eu fazia e já tinha segurança.

Eu não tenho muito medo de agir sem saber o que vai acontecer; esse é um dos meus “supor poderes “como Coach ( cada coach tem o seu) .

O meu é mobilizar as pessoas pra ação, porque eu faço isso na minha vida naturalmente ( é o meu propósito!) 

Quando comecei estava muito empolgada e consegui colocar as coisas pra rodar rapidamente e lotar minha agenda. 

As dificuldades apareceram depois, quando eu percebi que tinha um negócio, mas ele só iria em frente se eu me desenvolvesse como empreendedora.

Desde a mentalidade até os conhecimento que eu precisava pra escalar meu negócio. 

Meu marido sempre me apoiou. Mas isso não quer dizer que ele concordou comigo em tudo sempre.

Houveram muitas discussões, ele pensava diferente mas eu não precisava que ele pensasse igual a mim; eu precisava só explicar o passo que eu ia dar e como eu ia fazer isso. 

Eu precisei ser confiante e firme pra falar o que eu ia querer fazer da minha carreira e as vezes ele não gostava muito do que eu ia fazer mas apoiava porque via que eu tinha clareza e segurança.

Acho que essa é a principal razão pela qual a maioria dos parceiros não apoia as mulheres nas transições de carreira.

As mães que eu atendo dentro do programa Mãe S.A.® sempre me procuram pra ter essa clareza de como e quando vão começar esse negócio e fazer essa transição, e com essa clareza elas finalmente conseguem ter o apoio dos seus maridos; porque os homens são objetivos e racionais.

Não adianta falar pra eles sobre seus sonhos, você tem que chegar com um plano claro. Sem isso você não convence ninguém que o seu negócio é real e vai dar certo. 

55

Como você decidiu o que queria fazer? Isso era claro pra você?

Foi natural pra mim aproveitar o que eu já tinha de experiência de 12 anos como gestora de RH no mundo corporativo.

Então pensei: como posso aproveitar tudo que eu sei e ganhar dinheiro com isso sem precisar trabalhar pra outra pessoa? 

Então decidir ser Coach de Carreira, algo que eu já fazia mas em um formato diferente. 

Percebi que 90% das minhas clientes eram mães como eu; profissionais bem sucedidas e que queria encontrar um novo caminho profissional . 

Eu adorava atender essas mulheres e , uma a uma, elas conseguiam não só descobrir qual negócio iam abrir; como dar os primeiros passos reais pra tirar ele do papel. 

Sem querer eu percebi que tinha criado um passo a passo , um método que funcionava. Foi assim que nasceu o Programa Mãe S.A.® ,que já ajudou centenas de mães a encontrarem novos caminhos profissionais através do passo a passo que ensino; pra identificar o negócio perfeito pra cada pessoa, de forma muito personalizada.

Hoje ele tem um formato online e pode ser acessado por qualquer mãe do mundo e é meu principal produto e fonte de renda hoje. 

Programa  Mãe S.A.®

55

Você tinha recursos financeiros quando decidiu iniciar? Se não, como conseguiu?

Não tinha um centavo. 
Para fazer minha formação complementar em Coaching fiz uma dívida de R$ 7.000,00 parcelada em 18x no cartão de crédito.

Meu marido não gostou, mas eu não me importei. Eu confiava que aquele era o caminho e precisava agir. Em dois meses de negócio eu já tinha quitado essa dívida. 

Comecei usando as mídias sociais e divulgando meu trabalho. 
O primeiro cliente veio rapidamente e começou a “girar a roda” . Cada cliente novo que chegava me permitia ir um pouco além e fazer investimentos. 

Eu fiz meus primeiros logos sozinha, eu mesma gravava e editava os vídeos, fazia os posts, tudo com um computador e meu próprio celular. 

Hoje já consigo delegar muitas coisas. Muitas mulheres não começam porque não tem dinheiro, mas na verdade hoje em dia com a internet, a gente consegue fazer muita coisa sem dinheiro!

Usa o que você tem e dá o primeiro passo. Se for preciso empresta de um familiar uma pequena quantia. Mas isso só é bom fazer se você tiver um plano na mão. Não faça por impulso.

É importante primeiro investir em um programa de coaching ou mentoria pra ter clareza se aquilo faz realmente sentido pra você. Caso contrário você pode perder muito dinheiro. Já vi isso acontecer aos montes.

Por isso que o programa Mãe S.A.® é tão importante, vai te guiar por um caminho melhor.

55

Qual a maior dificuldade superada na hora de empreender?

Pra mim a maior dificuldade é vencer diariamente a “Síndrome da impostora”

Nós mulheres fomos criadas rodeadas de crenças sociais nos doendo que a gente não é capaz, que a gente não pode ganhar dinheiro, de que se a gente for rica somos uma mãe ruim. 

Isso é um veneno, uma praga na nossa vida. 

Precisamos diariamente lembrar que somos merecedoras de ter esse negócio, essa liberdade, esse sucesso financeiro e ainda assim somos ótimas pessoas. 

Todos os outros desafios ( gestão de tempo, cansaço, divulgação do seu trabalho) nascem da síndrome da impostora. TODOS! 

55

Você teve medo em alguma parte do processo? Do quê?

Tive medo de passar a vida toda trabalhando em algo que eu não amava.

Eu imaginava quando meu filho crescesse e me visse infeliz trabalhando triste e infeliz só porque aquilo me dava um “salário seguro”. Essa imagem me desesperava e foi o que me motivou seguir em frente mesmo quando os desafios iam aparecendo ( porque eles vão aparecer diariamente).

Nada podia ser pior do que essa imagem se tornar real na minha cabeça. 

Eu nunca tive medo do negócio não dar certo. Nunca mesmo, de verdade. Porque mesmo que desse errado eu sabia que ia virar o jogo e fazer dar certo de um jeito ou de outro. As mulheres esquecem quantas coisas incríveis elas são capazes de fazer. 

Então não tem problema um negócio que você acredita não estar dando certo porque eu tenho certeza que você vai fazer acontecer. 

O medo faz parte do jogo e a gente precisa agir apesar dele. Geralmente ele é um ótimo indicador de que você está no caminho certo. 

Qual foi sua maior inspiração quando surgia alguma dificuldade?

O depoimento das minhas alunas é um combustível incrível pra mim. 
Quando estou desanimada ou vivo uma situação ruim volto pra ler as dezenas de vídeos e textos que tem nas minhas mídias onde elas contam como eu fiz a diferença na vida delas.

Em questão de segundos eu volto pro eixo, limpo as lágrimas e sigo trabalhando porque sei que tem alguma mães em algum lugar do mundo precisando que eu continue trabalhando. 

E claro, imaginar que meus filhos vão ter muito orgulho de mim quando entenderem o que eu faço é o principal de tudo. 

Poder estar com eles quando ficam doentes sem precisar dar satisfação pra ninguém, não tem preço. Tomaria a mesma decisão de pedir demissão e começar uma empresa do zero todos os dias só por isso. 

55

Quais os meios de divulgação do seu negócio? Qual é o que te traz mais resultado?

Hoje a maior fonte de divulgação são as mídias sociais ( Instagram e Facebook).

Mas o que me traz resultados com quase zero de esforço são as indicações das minhas alunas e clientes de coaching. 

Esses são meus produtos mais “Premium” de alto valor agregado e eu adoro porque elas me trazem clientes tão legais quanto elas. Acabo criando uma bolha de gratidão ao meu redor e isso é valioso demais pra mim. 

O meu negócio tem muito disso, do um a um, do trabalho mais pessoal, então é importante entender a necessidade de cada negócio além de investir na divulgação em escala através das mídias. 

55

Como é hoje sua rotina do trabalho e os cuidados com seu(s) filho(s)?

Meus horários e rotina mudam de acordo com as minhas necessidades. Eu e minha família mudamos muito de país por conta do trabalho do meu marido. Então em cada país eu monto uma rotina diferente. 

Hoje eu trabalho de 9 as 15h e depois passo o resto do dia com eles. Algumas vezes trabalho depois que eles vão dormir. Funciona bem pra mim. 

Mas a minha dica sobre horários é lembrar que a prioridade é você e não as crianças aos contrário do que toda mãe pensa.

Quando você cria uma rotina que atenda você e seus valores, você vai estar feliz, preenchida, descansada e as crianças são as maiores beneficiadas disso. 

Eu criei um curso de gestão de tempo exclusivo pra mães que tem essa premissa central de que a gente começar sempre pelo cuidado desta mulher, quebrando o ciclo da impostora ( lembra que falei que todos os problemas estão ligados a isso?) e programando uma rotina especial pra ela.

E é impressionante como tudo flui quando você se permite se dar a chance de se colocar em primeiro lugar. Eu recebo depoimentos emocionantes do Mães Com Tempo de mulheres contando que nunca imaginaram como se amar e se permitir ser a prioridade pode transformar a vida de uma família inteira.

E isto a rotina tão mais leve pra todos.! É INCRÍVEL!

55

Pra você,  o que é ter uma vida com propósito? Você acha que seu trabalho faz parte desse propósito?

Pra mim ter uma vida com propósito é ser quem eu sou, me permitir só ser.

Só isso. 

Eu acredito que a gente está aqui pra ser quem a gente é. Nosso propósito é ser nós mesmas e dar pro mundo o nosso melhor. 

Hoje eu faço isso diariamente através da minha rotina e do meu trabalho. Eu respeito quem eu sou, reconheço meus dons e minhas limitações e entrego isso pro mundo quase sem filtro. Naturalmente isso impacta na vida de outras pessoas positivamente porque eu tenho um dom , cada uma de nós tem e se a gente não entrega isso pro mundo a gente não só está vivendo uma vida sem propósito como também está impedindo que outras pessoas vivam. 

Eu tenho uma facilidade de ajudar as pessoas a trazerem clareza pra suas vidas e agirem. Então é só isso que eu faço. Em troca do que eu entrego de bom as pessoas me retornam não só financeiramente como também com gratidão, com indicações.

É uma corrente do bem infinita que muda a vida de todo mundo. 

Quando não estamos trabalhando ou vivendo como devemos esse ciclo se quebra. Na minha opinião é por isso que ainda falta tanta evolução nesse nosso mundo. 

A gente precisa entender a responsabilidade de dar o que a gente tem de melhor pro mundo, nosso talentos, dons. Coisas que são simples e naturais pra nós. 

Se você faz isso, apesar do medo e das dúvidas, pra mim, você vive uma vida com propósito. 

Talvez você queira ler: Reflexões sobre trabalho: Porque fazemos o que fazemos?

Incrível não? Que baita injeção de ânimo pra você levantar agora e correr atrás dos seus objetivos!

Recomendo fortemente que você conheça o Programa Mães S.A.® Ele tem vagas limitadas devido a agenda da Renata nas horas de mentorias.

Portanto, não perde tempo e se inscreve pra não ficar de fora!

Programa de Coaching Mãe S.A.

Espero que tenha gostado!

Bjos,

Tags: | | |

Sobre o Autor

Elaine Vasconcelos
Elaine Vasconcelos

Empreendedora digital, mãe da Helena. Eu ajudo outras mães a encontrarem formas de ganhar dinheiro trabalhando online!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas! Chama aqui!